"Eu estou aqui para confundir, e não para explicar!" (Chacrinha)

domingo, 9 de dezembro de 2012

17 - JEANETTE - LILIAN - PATO FU - GABRIEL RIOS


09 de dezembro de 2012.


Jeanette
 
Lilian

Pato Fu

Gabriel Rios


E VIVA A ESPANHA!


Viajar pra Europa é muito chic; o que não combina muito com este blog. Mas a causa é justa! Nesta postagem vamos para a Espanha. Apesar de falarmos de vários artistas, ouviremos apenas duas músicas, Soy Rebelde (Sou Rebelde) e Porque Te Vas (Por que você se vai?), interpretadas por Jeanette, a ninfeta e diva pop espanhola dos anos 70. Também ouviremos diferentes versões destas músicas com Lilian, Pato Fu e Gabriel Rios. Prepare seu coração! Olé!




Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
 




SOY REBELDE - Inglesa de nascimento (em 1951), Janette Anne Dimech, filha de pai belga e de mãe espanhola, viveu a infância entre a Inglaterra e os Estados Unidos; mas com a separação dos pais muda-se com a mãe para Barcelona, na Espanha. Com o single de 1971, Soy Rebelde, e com o nome JEANETTE (com um e a mais) estoura em toda a Europa e inicia sua carreira em grande estilo, embora já houvesse gravado um disco em 1968 com o grupo juvenil Pic-nic. 

Jeanette



SOU REBELDE - Sílvia Lília Barrie Knapp, a nossa LILIAN, nasceu no Rio de Janeiro em 1948. Iniciou a carreira nos anos 60, formando a dupla Lilian e Leno, e apresentando-se nos programas da Jovem Guarda. Em 1966 lançaram seu primeiro álbum, com o hit "Pobre Menina". Nos anos 70 seguiu carreira solo, com breves retornos da dupla. Com esta versão de Soy Rebelde, feita pelo mago pop Paulo Coelho, e gravada em 1978, ficou famosa no país inteiro. 


Lilian



PORQUE TE VAS (1) - Escrita por José Luis Perales, e gravada em 1974, esta música apenas iria estourar em 1976, com o filme de Carlos Saura, Cria Cuervos, premiado no Festival de Cannes e de Berlim. Este foi o maior sucesso de JEANETTE, tornando-se um hit mundial, e vendendo mais de 6 milhões de cópias.

Jeanette



PORQUE TE VAS (2) / EU SEM VOCÊ - Versão brasileira de Porque Te Vas, LILIAN gravou Eu Sem Você em 1978, em um compacto juntamente com outra originalmente gravada por Jeanette, Sou Rebelde (versão de Soy Rebelde). No caso brasileiro, o sucesso estrondoso de Sou Rebelde ofuscou um pouco o brilho desta canção que, em língua espanhola, foi o maior sucesso de Jeanette.

Lilian



PORQUE TE VAS (3) - A banda mineira PATO FU lançou seu primeiro disco em 1993, "Rotomusic de Liquidificapum". Porque te vas foi gravada em 1996, no disco "Tem mas acabou", produzido por André Abujamra. O vídeo que veremos faz parte do DVD "MTV ao vivo", de 2002, e gravado no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. É a versão mais rock desta música no Youtube. A formação atual do Pato Fu é composta por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo. 

Pato Fu



PORQUE TE VAS (4) - GABRIEL RIOS nasceu em Porto Rico em 1978, e em 1996 mudou-se para a Bélgica, onde estudou Artes, mas acabou seguindo a carreira de músico. Atualmente é radicado nos Estados Unidos. Seu primeiro álbum, "Ghostboy", foi lançado em 2004. Em 2006 chegou a ser escolhido o melhor cantor belga por uma revista local. O cantor chic, no entanto, também não resistiu aos encantos de Porque Te Vas, e também a gravou, numa sofisticadíssima, por supuesto, versão.   

Gabriel Rios




 Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

  


Resumo da ópera: Anos 70, A gata inglesa Jeanette, uma européia globalizada, filha de pai belga com mãe espanhola, tendo vivido também nos Estados Unidos (olha que biografia mais chic) grava uma balada triste em espanhol, com uma letra que justifica sua rebeldia, tema tão decantado nos anos 60, "porque o mundo quis assim". Linda, ela canta na televisão, num programa produzidíssimo, provavelmente um programa badalado. Isso deve ter sido muito chic na época, ou pelo menos bem aceitável como ícone da cultura de massa, como aconteceu com a versão dessa música gravada por Lilian no Brasil, no final da década de 70.  Pelo que me recordo de meus tempos de infância, essa canção alcançou tanta comoção quanto também uma certa rejeição, compatível com a superexposição normal de um hit de rádio. O fato é que, com o tempo, quanto mais pop, mais cafona. Alguns diriam que o tempo é cruel (assim como em nossa própria aparência) com a música pop. Não tem jeito! E a canção acabou virando uma pérola do cancioneiro brega brasileiro dos anos 70. Outros (como eu) acreditam que esse arzinho retrô, essa atmosfera cafona, dão uma cor especial a essas canções.  Um arzinho que acabou inspirando "músicos chics", como a banda Pato Fu e o cantor Gabriel Rios. Quanto à canção Porque te vas, vamos ser sinceros, é muito charmosa! Ou não? como diria Caetano.       

E não deixem de ver o bônus desta postagem: uma cena do filme Cria Cuervos, de Carlos Saura.

Saudações cafônicas!


Kid Cafona  

003.gif





VÍDEO BÔNUS: CRIA CUERVOS, trecho do filme de Carlos Saura.

Cria Cuervos




Postado em 09 de dezembro de 2012.




 Fonte: Wikipédia/Patofu.com.br.




danca_150.gif


 

2 comentários:

  1. - Leno não era irmão de Lilian, eram amigos.
    - Chico César tb regravou Sou Rebelde
    - Lilian gravou outro sucesso de Jeanette: "Frente a Frente", que tem várias regravações mundo a fora, só pesquisar no YouTube.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Antônio!! Obrigado pela participação e observações.
    Você tem razão; realmente Leno e Lilian não eram irmãos. Já corrigi.
    Conheço a versão de "Sou Rebelde" de Chico César e "Frente a Frente" de Lilian; ambas são ótimas!! Com certeza aparecerão por aqui em outra ocasião. Obrigado pelas dicas!
    Abração!

    ResponderExcluir