"Eu estou aqui para confundir, e não para explicar!" (Chacrinha)

quarta-feira, 4 de abril de 2012

04 - ROBERTO CARLOS - ERASMO- WANDERLÉA - TITÃS


Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos 


A SANTÍSSIMA TRINDADE DA JOVEM GUARDA


O pop de hoje é o cafona de amanhã."Bokomoko" era a gíria para brega, usada pela Jovem Guarda, para se referir à música dos mais velhos, mas ela própria acabou tomando do próprio veneno com o passar do tempo. No início dos anos 60, muitos jovens brasileiros foram influenciados pelo rock americano dos anos 50 e 60, por Cely Campelo no Brasil e pelos Beatles, que lançaram seu primeiro disco em 1962. Em 1965, um programa da TV Record, intitulado JOVEM GUARDA acabou por batizar o movimento. O programa era capitaneado pelo capixaba Roberto Carlos, pelo carioca Erasmo Carlos e pela mineira Wanderléa. Era a santíssima trindade da jovem guarda, que liderava muitos outros músicos. O estilo musical passou a  ser chamado de iê-iê-iê. Roberto, Erasmo e Wanderléa se tornaram popstars e a música agradava até os mais velhos, com suas canções ingênuas e fofas (para usar um jargão de hoje). As críticas negativas os chamam de alienados e fantoches do american way of life do pós-guerra, ao propagar um mundo de modas e "carangas" (carros). o filão do mercado jovem  havia sido recém descoberto e a indústria se voltava para esse nicho. Há ainda a questão da ditadura instaurada em 1964, que não encontrou resistência nesse grupo, além de se beneficiar da suposta alienação juvenil.


Roberto Carlos
Erasmo e Wanderléa

A favor da Jovem Guarda, podemos dizer que até a chic bossa nova também foi chamada de alienada e de até ter algumas canções ingênuas também, como por exemplo "O pato".
E quem disse que música e arte tem de ser políticas? Há quem diga que é melhor que não seja. O fato é que a Jovem Guarda marcou época e deixou marcas em nossa música.

Muitos cantores interpretavam versões de músicas estrangeiras. Mas não foi o caso dos compositores Roberto e Erasmo, que definiam a novíssima música pop brasileira, e até hoje influenciam nossa música, como veremos em postagens posteriores. Aliás, eles ainda vão aparecer muito por aqui. Para nossa alegria, a maioria dos cantores da Jovem Guarda adentram os anos 70 radicalizando o lado romântico, ou cafona, influenciando outros artistas e delineando nossa querida música brega. Vamos então receber nossos três heróis, um a um. 



barra_169.gif




ROBERTO CARLOS:


Ele é até hoje chamado simplesmente de "o Rei", ou "Rei Roberto", como o chama Chico Buarque na canção "Para Todos". O epíteto tanto remete ao inegável prestígio quanto à disfarçada ironia. Nos anos 70 Roberto assume de vez o lado romântico, ou mais sério, por influência do empresário Marcos Lázaro, e se torna ainda mais popular. Vira quase uma lenda. Ele tanto agrada um público mais amplo quanto medalhões da MPB, que estão sempre regravando suas canções ou aparecendo em seus especiais de fim de ano na Globo. Agora vamos ver um vídeo da música QUANDO, composição do próprio Roberto, extraído do filme "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", de 1967. Com vocês... o meu amigo... Roberto Carlos:


Roberto Carlos


ERASMO CARLOS:

Ele era o "Tremendão", e segundo a cantora Rita Lee, o mais roqueiro do movimento. Sua parceria com Roberto é uma das mais profícuas da música brasileira. Era fã incondicional de Elvis e chegava até mesmo a se vestir como seu ídolo. Vamos então ver um vídeo de uma apresentação de1967, com a música CADERNINHO, de Olmir Stocker, com Erasmo Carlos acompanhado pelos Wandecos, a banda de Wanderléa.


Erasmo Carlos



WANDERLÉA:

A "Ternurinha" foi, segundo ela própria numa entrevista dos anos 90, a Xuxa dos anos 60. Tão famosa quanto a rainha dos baixinhos nos bons tempos. O que vestia num dia no programa da Jovem Guarda, era no dia seguinte imitado por milhares de garotas brasileiras. Também, com tanta ternura, ficava difícil resistir. Aliás, esse apelido veio do nome desta música, TERNURA, uma versão de Somehow it got to be tomorrow (a maioria das músicas que gravava eram versões de músicas estrangeiras). Vamos ver então um vídeo da musa da Jovem Guarda, extraído do filme "Juventude e Ternura", também de 1967:




Wanderléa



ROBERTO, ERASMO E WANDERLÉA:

Veremos agora um vídeo extraído do filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa", de 1969, dirigido por Roberto Farias. Os três amigos interpretam a canção É PRECISO SABER VIVER. Composição de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. 





Roberto, Erasmo e Wanderléa
 
 
 
 
barra_169.gif
 
 
 

TITÃS:

E para finalizar, a Banda TITÃS interpreta a mesma música, É PRECISO SABER VIVER.
Os Titãs iniciaram a carreira de sucesso nos anos 80, se auto-denominando "Os Titãs do iê-iê-iê", e tinham uma sonoridade mais pop. Mais tarde fariam um rock mais pesado, mas nunca negaram as antigas referências.



 
Titãs



Postado em 03/04/2012.
 
 
 
Clique aqui e escolha um para o seu Blog ou Site!


Nenhum comentário:

Postar um comentário