"Eu estou aqui para confundir, e não para explicar!" (Chacrinha)

sábado, 14 de abril de 2012

05 - DELFIN QUISHPE - CONQUISTADORES - WENDY SULCA - TIGRESA DEL ORIENTE

Wendy Sulca, Tigresa del Oriente e Delfin Quishpe


Hoje vamos dar uma de chic (mas não vão se acostumando) e viajar para o exterior, conhecer o que anda produzindo nuestros hermanos . Vamos para o Peru e para o Equador, os novos celeiros da música, digamos, mais  interessante da América Latina. Graças à Internet, hoje em dia novos talentos pipocam inesperadamente por aí. Alguns os colocariam na categoria ... trash ...outros naïve... primitivo...tosco ... ou simplesmente...brega. O fato é que são artistas sensacionais, e estão num estágio elevado de música, digamos, interessante,  e  estão arrebatando corações latinos, sem se importar com o preconceito. Em comum a pureza e a alegria (mesmo em situações tristes) tão características de nossos povos sudamericanos. É por isso que soy loco por ti América




barra_131.gif





DELFIN QUISHPE

Delfin,  também conhecido como Delfin Hasta el Fin, segundo a Wikipedia  é um cantor indígena equatoriano, que atua em um estilo que ele chama de "tecno-folclore andino". Com sua música TORRES GEMELAS (lançada em 2006) tornou-se um "YouTube popstar" na América hispânica. O vídeo já foi visto mais de 8.600.000 vezes. O equivalente ao mega-sucesso da curitibana "Oração".
O equatoriano Delfin faz uma mistura de música regional com eletrônica e o resultado é surpreendente. Uma pérola da música latino-americana. Confiram!



Delfin Quishpe




LOS CONQUISTADORES DEL ECUADOR

LOS CONQUISTADORES, como diz o próprio nome, também são equatorianos. O líder, compositor e cantor atende pelo nome de Francisco Manobanda. O estilo de sua música é chamado de chicha ecuatoriana. A música do vídeo que vamos ver é MI CONEJITO (Meu Coelhinho), e foi gravada pela primeira vez em 1999. A coreografia e os figurinos são impagáveis e o bom-humor dos rapazes dão o arremate final deste vídeo que ainda será considerado um clássico do YouTube. A música é contagiante!   


Los Conquistadores del Ecuador




WENDY SULCA

A graciosa Wendy é peruana e nasceu em 1996. Órfã de pai, teve a carreira incentivada pela mãe e, em 2005, aos 8 anos, gravou seu primeiro disco Papito, por qué me dejaste. Em 2010 lançou seu segundo disco e chegou a gravar com o argentino Fito Páez e o uruguaio Dani Umpi a música El tiempo Pasar.
Seus três maiores sucessos alcançaram mais de 13 milhões de acessos no YouTube. Também é considerada uma "YouTube-star", ainda que no Brasil quase nada se falou sobre ela e sobre os outros artistas desta postagem. O vídeo que vamos ver é uma espécie de gótico-brega-andino: PAPITO, de 2005. Na homenagem a seu pai, Wendy (e a mãe compositora) dá a volta por cima de sua tragédia pessoal e transforma o tema em música animadinha. Inacreditável o que essa menina faz com a voz. O vídeo é de arrepiar!!


Wendy Sulca



LA TIGRESA DEL ORIENTE

Juana Judith Bustos Ahuite nasceu no Peru em 1944. É cantora, compositora, atriz maquiadora e cabeleireira, trabalhando nessas duas últimas funções na TV peruana, além de ter seu próprio salão. É avó e mãe de dois filhos. Em 2001 estréia no cinema com o filme Mi crimen al desnudo e em 2002 inicia a carreira de cantora. Em 2006 emplaca o hit Nuevo Amanecer no YouTube e vira celebridade. Lança seu primeiro disco em 2007, Duelo de Gigantes. No ano passado interpretou "Lola" (de Burdel) no teatro. Já gravou com o rapper argentino Dante Spinetta e em 2011 foi eleita a "celebridade web do ano" pela MTV latina. Recentemente tem participado de vários programas de televisão pela América Latina. Já passou da hora de o Brasil descobrir essa felina. Seu estilo musical é chamado de Huayno, mas muitos a classificam como camp ou kitsch. Seu sucesso vem em grande parte dessa mistura de "mulher fatal" com a doçura de suas letras edificantes e de sua alma generosa. Sexy e fofa! Com vocês, a Tigresa do Oriente, com o vídeo da música ADOLESCENTE, de 2011. Arriiiiiba!!




La Tigresa del Oriente

 
 
 
 
barra_131.gif
 
 
 
 
 
 

WE ARE THE WORLD!


E para finalizarmos a postagem de hoje com força total, Delfin, Wendy e a Tigresa, juntos interpretando a música EN TUS TIERRAS BAILARÉ (ISRAEL), uma mensagem de paz, que já foi chamada por René Pérez, da banda Calle 13, de o "We are the World do YouTube".



Delfin, Tigresa e Wendy




Postado em 15 de abril de 2012.




Fonte de Pesquisa: Wikipedia
 
 
amor_209.gif
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário