"Eu estou aqui para confundir, e não para explicar!" (Chacrinha)
Mostrando postagens com marcador Odair José. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Odair José. Mostrar todas as postagens

domingo, 18 de novembro de 2012

16 - ALMA DE GATO - LENO - CÉSAR SAMPAIO - ODAIR JOSÉ - EDUARDO DUSEK


18 de novembro de 2012.

Alma de Gato

Leno


 

César Sampaio
 
Odair José




Eduardo Dusek


MÚSICA BREGA NO MATO GROSSO
 
 

Do extremo sul do Brasil, onde visitamos o Rio Grande do Gaúcho da Fronteira, vamos agora para o centro-oeste do país, mais especificamente para o Mato Grosso, conhecer e ouvir os talentosos rapazes do grupo vocal  ALMA DE GATO. O grupo se formou em 2004 em Cuiabá, e desde então nunca mais parou, sempre cantando à capela e sempre de forma irreverente.  Também veremos alguns cantores sensacionais, e bregas! Com muito orgulho. Todos eles homenageados pelo grupo mato-grossense, no ultimo video deste post. 



Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

 
 

ALMA DE GATO CANTA FERNANDO MENDES

Para começar, vamos ver um vídeo dos cuiabanos do Alma de Gato interpretando num pot-pourri músicas do nosso príncipe da musica brega: o excelente FERNANDO MENDES. Para quem quiser matar saudades do cantor mineiro, confira neste blog uma postagem com suas principais canções: http://cafonalia.blogspot.com.br/2012/03/02-fernando-mendes.html.
O pot-pourri ainda termina com José Augusto
 
 
Alma de Gato
 
 
LENO - "A POBREZA"
 

Gileno Osório Wanderley de Azevedo, ou simplesmente Leno, nasceu em Natal-RN, em 1949, e  é um decano da Jovem Guarda. Formou nos anos 60 uma dupla com sua irmã: Lilian e Leno. Nos anos 70 e 80 os dois mantiveram carreira solo, mas frequentemente resgatavam a parceria.  "A Pobreza" é um dos grandes clássicos do repertório brega que surgiu no período final da Jovem Guarda e que se consagrou nos anos 70. O dramalhão do "rapaz pobre" é de fazer chorar...
 
 

Leno
 
 
CÉSAR SAMPAIO - "SECRETÁRIA DA BEIRA DO CAIS".
 
César Sampaio nasceu no Rio de Janeiro, e sua música "Secretária da beira do cais", de 1975, se insere , sem dúvida, entre os maiores clássicos da geração brega 70. O cantor ainda fez sucesso na América Latina, ganhando vários discos de ouro aqui e no exterior. Esta canção é sobre uma garota de programa que vai visitar a família e que "num instante se torna a 'mocinha do interior', num alguém com a 'pureza' de quem nunca teve um amor". Ela ainda conta ao pai que "é muito feliz na vida que traz, e que trabalha como 'secretária' da beira do cais". A fina ironia da música brega... 
 
 
 
César Sampaio
 
 
ODAIR JOSÉ - "PÍLULA" E "DEIXE ESSA VERGONHA DE LADO".
 
O goiano Odair José talvez seja o principal nome da música brega, ou pelo menos o que mais "levou a fama" do estilo. Sua música mais famosa, conhecida pelo refrão "Pare de tomar a pílula", foi batizada originalmente de "Uma vida só". E "Deixe essa vergonha de lado" também é conhecida como o "Hino das empregadas domésticas". Odair já ganhou uma postagem neste blog e vocês podem conferir aqui: 
 
 
 
Odair José
 
 
EDUARDO DUSEK - "BREGA-CHIQUE". 
 
Nascido no Rio de Janeiro em 1957, Eduardo Dusek iniciou sua carreira em meados dos anos 70 como pianista e compositor, e no final da década já tinha várias composições suas gravadas por grandes nomes da MPB. O sucesso veio no início dos anos 80, quando cantou músicas escrachadas como o "Rock da cachorra" e "Brega-chique", mais conhecida como "Doméstica". Aliás, esta música é de interesse total deste blog, a começar pelo título.  
 
Eduardo Dusek
 
 
ALMA DE GATO - "POT-POURRI BREGA". 
 
E por último, vamos rever o ótimo ALMA DE GATO, com outro pot-pourri, utilizando canções já mostradas nesta postagem: "A pobreza" de Leno, "Secretária da beira do cais" de  César Sampaio, "Deixe essa vergonha de lado" de Odair José e "Brega-chique" de Eduardo Dusek.
 
 
Alma de Gato
 
 
 
 
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
 
 
 
 
O ALMA DE GATO é um grupo que foi "ungido" pelo bom gosto nacional em 2011, quando conquistou o 1° lugar no I Concurso Nacional de Arranjos Vocais, que aconteceu no Rio de Janeiro. Só para se ter a importância do evento, o júri era formado por cantores dos mais importantes grupos musicais de MPB, como Magro Waghabi (MPB4), Zé Renato (Boca Livre), Paulinho Malaguti Pauleira (Céu da Boca), Monica Thiele (Vésper Vocal), Marcelo Caldi, André Protasio e Crismarie Hackenberg (BR6) e Regina Lucatto (Garganta Profunda). Nem por isso, o grupo deixa de lado os compositores bregas para seguir os medalhões da MPB. Já fizeram show com músicas de Chico Buarque, mas este ano, por exemplo, fazem um show apenas com músicas de Roberto Carlos. Com isso, o grupo mostra que o repertório brega pode estar lado a lado com o repertório chic de MPB.
 
Como se vê, o Brasil, de cabo a rabo, vem caindo de quatro pela música brega, do Arroio ao Chuí, da Bahia ao Mato Grosso. Talvez não esteja longe o dia em que chic mesmo no Brasil será o brega. Quem viver verá!!!
 
Saudações Cafônicas!
 
 
Kid Cafona.
 
 
 
 
Postado em 18 de novembro de 2012.
 
 
  
 danca_014.gif
  

domingo, 13 de maio de 2012

07 - ODAIR JOSÉ - CAETANO VELOSO


Caetano Veloso e Odair José


Odair José



Uma das figuras mais instigantes da música brega nacional é Odair José. Nacido em 1948 em Morrinhos, Goiás, aos 15 anos já se apresentava nas boates do Rio de Janeiro. Foi casado com a cantora Diana, com quem teve uma filha. Já no início dos anos 70 (a já comentada década de ouro da música brega) grava sua primeira canção "Minhas Coisas", incluída no Disco "As 14 mais", que dividiu com vários outros cantores; entre eles Roberto Carlos, Wanderléa, Reginaldo Rossi e Jerry Adriani. Ainda em 1970 grava seu primeiro disco solo, chamado apenas "Odair José", com composições de Raul Seixas, Diana, Rossini Pinto, entre outros. Odair foi talvez o cantor mais famoso da geração "Brega 70". O Rei não conta, porque é o Rei; está acima dessas classificações reducionistas. Ao contrário de Roberto, Odair José recebeu epítetos um pouco menos vistosos, como "O terror das empregadas", "O cantor da pílula", mas também já foi chamado de "Bob Dylan brasileiro". Com um pé no rock cafona e outro na música romântica, o cantor conseguiu identificação imediata com  o público popular e bateu recordes de vendas de discos no país. Hoje vive um momento de pleno prestígio e, quem diria, recebe homenagens de vários cantores da "cultura pop". Já foi regravado e já subiu nos palcos de vários moderninhos. E estar perto de Odair José hoje é "super cool". Portanto, os "antenados de plantão" estão apenas seguindo a moda. Todo mundo de olho na boutique do Odair. Ousado (e antenado) mesmo foi Caetano Veloso, que prestigiou o artista desde o início. Esse é o cara! Aliás, os dois cantores deste post são "Os Caras".   
 
 
 
 
 Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br
 
 



EU VOU TIRAR VOCÊ DESTE LUGAR  foi o primeiro grande sucesso de Odair José, gravado em 1972. E até hoje é sua música mais lembrada. Foi a música mais tocada do ano e o álbum - "Assim sou eu" - o mais vendido. O público "de bom gosto" da época torceu o nariz para a canção que falava de um homem que se apaixonou por uma mulher da vida e que queria tirá-la do bordel. O povão adorou!!



Odair José



PARE DE TOMAR A PÍLULA (UMA VIDA SÓ) fez parte do álbum lançado em 1973. Este disco foi um sucesso avassalador, emplacando 8 das 12 músicas nas rádios AM. Segundo o site do artista, foi o disco mais executado e mais vendido do ano em todo o país. Essa música chegou a ser censurada pelo governo do regime militar por supostamente atrapalhar a campanha de redução da natalidade. Somente na década de 70 o cantor gravou 11 álbuns. Aqui Odair José interpreta a música "Pare de Tomar a Pílula" ao vivo, no Rio de Janeiro.



Odair José



CADÊ VOCÊ também fez parte do álbum de 1973 e também é até hoje uma de suas músicas mais lembradas. No início da carreira, segundo a wikipedia, Odair José teve influências da música caipira norte-americana, do country de raíz de Hank Williams e Johnny Cash. Vindo daí o epíteto de "Bob Dylan brasileiro". Mas apenas em 1978, segundo alguns, faria um disco mais próximo do rock, "O filho de José e Maria", chamado em seu site de ópera popular.  



Odair José




DEIXA ESSA VERGONHA DE LADO - E agora Odair José cantando o famoso "hino das empregadas domésticas", que é como essa canção se tornou conhecida. Talvez tenha sido essa música que tenha dado ao cantor a alcunha de "terror das empregadas". A própria música brega acabou sendo chamada pelos venenosos "guardiões do bom gosto" de ... música de empregada doméstica!


Odair José


EU VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR 2 - E finalmente vamos receber nosso convidado de honra, Caetano Veloso, cantando com Odair José. Como Caetano, assim como Marisa Monte, tem o toque de Midas, o que já era bom ficou ainda melhor. Caetano cantava Odair José em seus shows e era simplesmente vaiado, despertando a ira do público chic, mas até hoje o cantor baiano enfrenta heroicamente a caretice do gosto dominante, sem se intimidar. Uma sugestão aos chics iniciantes neste tipo de música: Limpem seus ouvidos com cotonete e água Perrier  para receber essa jóia em forma de música.



Caetano Veloso e Odair José
 
 
 
 
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

 
 

Finalizando este post, receberemos o super-produtor brasileiro Nelson Motta, falando sobre o livro "Eu não sou cachorro não", que fala sobre a importancia da música brega para a música brasileira.







Espero que tenham gostado. Mais adiante teremos outras postagens com Odair José e Caetano Veloso. Até a próxima!




Postado em 13 de maio de 2012.
 
 
amor_481.gif